Você está começando e quer aprender o básico do marketing digital para iniciantes? Este guia passo a passo fornece conhecimento prático que você pode aplicar hoje.
Quais são os fundamentos do marketing digital para iniciantes?
Não se preocupe; ninguém vai esperar que você saiba como codificar um site, como colocar anúncios de mídia social com precisão e como otimizar totalmente seus anúncios gráficos do Google quando você está apenas mergulhando no mundo do marketing digital. Existem algumas ferramentas básicas que você pode usar para começar que garantirão que sua empresa tenha uma base sólida para futuros esforços de marketing digital.
O marketing digital é a arte e a ciência de alavancar ativos digitais para impulsionar o engajamento e as vendas da sua marca. Aqui estão algumas das principais estratégias que você pode encontrar em sua jornada de marketing digital:
O Marketing Digital é fácil?
Parece uma pergunta capciosa, mas a resposta é sim e não. Em sua essência, o marketing digital significa conectar pessoas com marcas de maneira significativa . Em teoria, deve ser bastante simples. Você cria um site, adiciona conteúdo atraente e talvez alguns produtos para vender. Seu cliente ideal encontra seu site, fica impressionado com as imagens e descrições de seus produtos, faz uma compra e se torna um cliente vitalício.
Não tanto na vida real.
O marketing digital geralmente envolve uma dança complexa nos bastidores entre profissionais de marketing e gurus da tecnologia que estão criando software e serviços que facilitam essas conexões e reduzem o atrito ao longo da jornada do comprador. Embora quase qualquer pessoa possa criar um site WordPress rápido e publicá-lo com um pouco de trabalho, é preciso muito tempo e sutileza para otimizar o conteúdo do site, garantir que as imagens sejam atraentes, a proposta de valor seja atraente – e que você consegue atrair visitantes para seu site.
Todas essas atividades se juntam para compor o marketing digital.
Quais são os 4 tipos de marketing digital?
Os puristas podem argumentar que existem muitos outros tipos de marketing digital, mas esses quatro componentes principais formam a base de qualquer estratégia moderna de marketing digital.
Marketing de conteúdo
Os motores de busca ADORAM o conteúdo. Eles querem conteúdo atraente, relevante para o pesquisador, atualizado com frequência e cheio de enriquecimento. O marketing de conteúdo envolve pesquisar palavras-chave, escrever artigos, melhorar a descrição de produtos e serviços em seu site e criar conteúdo educacional que obrigue seu público a se envolver mais profundamente com sua marca.
SEO (otimização para mecanismos de busca)
Existem táticas para otimização de mecanismos de pesquisa no site e fora do site, e bons profissionais de marketing digital funcionarão nos dois lados da equação. O SEO no site envolve garantir que seu site seja desenvolvido corretamente com a estrutura adequada que atraia os mecanismos de pesquisa. SEO off-site refere-se a quaisquer ações que você está realizando para sua marca que acontecem fora de suas principais propriedades digitais. Isso pode incluir encorajar sites externos a criar links para sua marca e postar conteúdo em diferentes locais da web que incluam trilhas de navegação que levam de volta ao seu site.
Marketing em Mídias Sociais
Existem duas formas principais de marketing de mídia social: pago e orgânico. Embora o marketing de mídia social pago inclua os anúncios que todos conhecemos e amamos, ele também envolve opções pagas para atrair novos fãs para sua página ou marca.
A mídia social orgânica é um pouco mais evasiva, mas isso também tende a torná-la mais divertida de implementar. Você ganha alcance orgânico quando sua marca educa ou informa seu público, agregando valor ao leitor de forma que ele use e compartilhe o conteúdo que você cria. Isso pode ser na forma de comprar algo do seu site depois de ver uma postagem ou envolver o leitor postando informações sobre sua marca de forma privada ou pública em seus perfis sociais.
Marketing em Mecanismos de Busca
Por fim, o marketing de mecanismos de pesquisa é o que muitas pessoas consideram marketing digital tradicional. Os anúncios são colocados nos mecanismos de pesquisa do Google ou Bing, portanto, quando um usuário está procurando a resposta para uma pergunta específica, seu anúncio pago exibe sua marca no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
Quais são os 5 Ps do Marketing Digital?
Os 5 Ps do marketing digital são simples: Produto, Preço, Promoção, Praça e Pessoas. Todos esses fatores devem trabalhar juntos para que suas estratégias de marketing digital sejam bem-sucedidas.
Produto: Seus produtos ou serviços devem estar no centro de todos os seus esforços de marketing. Você precisa entender as necessidades do seu público, e isso deve ser levado em consideração na hora de definir serviços ou construir produtos.
Preço: você considerará uma estratégia de marcação de custo mais ou está mais interessado em determinar o preço que o mercado suportará? Sua estratégia de preços pode e deve mudar com o tempo e pode exigir alguns ajustes antes de encontrar a combinação perfeita.
Promoção: Onde e como você promoverá seus produtos e serviços? As promoções não precisam ser pagas; você também pode trabalhar com influenciadores para promover sua marca, oferecer descontos e uma variedade de alternativas criativas que ajudarão a manter seu orçamento de anúncios alinhado e ao mesmo tempo aumentar o reconhecimento de sua marca.
Lugar: enquanto o marketing no passado geralmente incluía um local físico, o marketing digital transcende isso para propriedades digitais, como seu site e aplicativos móveis.
Pessoas: Quem é sua tribo? Seus produtos e serviços podem ser mainstream ou nicho definidos de tal forma que há uma pequena parte do mercado que é verdadeiramente apaixonada pelo que você produz ou pelas histórias que você conta.
Compreender como os 5 Ps se encaixam geralmente requer aprendizado adicional além do que você pode reunir em uma rápida pesquisa na Internet. Você precisa de um curso de marketing digital para impulsionar sua educação.
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Reservar um tempo para obter um certificado em marketing digital pode não apenas aumentar sua confiança, mas também sinalizar para outras pessoas que você leva a sério aprender novas estratégias e implementá-las para sua marca. Seja você proprietário de uma pequena empresa ou um novo profissional de marketing pronto para melhorar sua habilidade, com certeza encontrará pedaços de conhecimento neste curso de marketing digital realizado por algumas das melhores mentes do negócio.