Por que seu site precisa de uma página FAQ
Se o seu site não tiver uma página de FAQ, você está perdendo um valioso recurso em potencial. Uma página de FAQ é uma parte poderosa da estrutura de um site e pode até mesmo ajudá-lo a aumentar as conversões e ter uma classificação mais alta nas listagens de pesquisa.
O que é uma página de FAQ?
Uma página de Perguntas Frequentes (ou FAQ), responde às principais perguntas que seus clientes possam ter, em uma estrutura simples e lógica. Esse foco nas necessidades do cliente é essencial; uma página de perguntas frequentes deve procurar resolver quaisquer preocupações ou dúvidas que eles tenham para ajudá-los a converter.
- Responde às perguntas dos clientes, aumentando assim a satisfação do cliente.
- Incentiva a confiança em sua autoridade e experiência.
- Agiliza as jornadas do cliente.
- Pode ajudar seu site a ser descoberto pelos mecanismos de pesquisa.
- Elimina potenciais bloqueadores de conversão e facilita a venda sem necessidade de contato.
- Todos esses fatores podem levar mais clientes a converter e comprar de sua empresa
Os benefícios das páginas de perguntas frequentes
1. Reduzir as demandas de atendimento ao cliente
A pesquisa da HelpScout mostra que 75% dos clientes online esperam suporte em cinco minutos. Dependendo do tamanho do seu negócio, isso pode representar uma grande demanda de recursos por meio de chamadas telefônicas, e-mails e bate-papo instantâneo. Uma página de FAQ eficaz que responda às perguntas dos clientes sem a necessidade de entrar em contato pode economizar tempo e dinheiro da sua empresa em recursos de equipe.
2. Uma página de FAQ é um ótimo discurso de vendas
Uma página de FAQ é um ótimo discurso de vendas. Sua página de perguntas frequentes deve se concentrar no que seus clientes precisam saber. Mas isso não significa que você não possa usar a página para chamar a atenção para os principais critérios que destacam sua empresa da concorrência.
Os clientes que visitam sua página de perguntas frequentes estão interessados em sua empresa, portanto, certifique-se de comunicar detalhes como prêmios que você ganhou, suas credenciais ecológicas, sucessos da equipe e assim por diante. Pense na sua página de FAQ como um pequeno resumo de todas as mensagens críticas que você deseja comunicar aos clientes para ajudá-los a convertê-los.
Por exemplo, se seu site vende planos de telefonia, como Tim empresa, aproveite esse espaço para destacar como esse serviço exclusivo pode beneficiar seus clientes, fornecendo soluções eficazes e personalizadas para suas necessidades corporativas.
3. Dê ao seu SEO um impulso direcionado
As páginas de perguntas frequentes são ótimas para o seu SEO. Basta pensar no conteúdo da página – é sobre você, seus serviços e as áreas geográficas em que você trabalha. Além disso, uma página de FAQ usa muitos cabeçalhos H2 e perguntas com frases como termos de pesquisa, por exemplo, ‘Minha empresa precisa de um site?’. Esse tipo de consulta baseada em perguntas funciona bem com a pesquisa por voz e pode fazer com que sua página de perguntas frequentes seja retornada nas listas de pesquisa.
4. Estabeleça sua empresa como um especialista confiável
Os clientes querem a confiança de que as empresas das quais compram são bem informadas. Uma página de perguntas frequentes é uma ótima oportunidade para demonstrar sua experiência no setor. Responder a perguntas como ‘quanto custa um site?’, ‘como funciona o SEO?’ etc. mostra que você tem um amplo conhecimento do setor em que trabalha e é uma voz confiável no setor. Isso pode ser um fator crítico para incentivar a conversão de um cliente.
5. Agilize e simplifique as jornadas do cliente
Os clientes desejam navegar facilmente pelo seu site para encontrar as informações de que precisam. Uma página de FAQ pode ajudar com isso. Em vez de pular entre sua página Sobre, páginas de produtos e postagens em blog, antes de terminar em uma página de contato para encontrar respostas, uma página de FAQ pode agilizar esse processo. Ao colocar uma página de FAQ em sua navegação, você pode simplificar a jornada do seu cliente em seu site.
6. As perguntas frequentes são ótimas para sites de comércio eletrônico
As perguntas frequentes são particularmente eficazes para sites de comércio eletrônico. Em uma única página, você pode responder às principais perguntas sobre prazos de entrega, embalagem, devoluções, etc., que um cliente gostaria de saber antes da compra
7. Transforme sua página de perguntas frequentes em um valioso centro de informações
Sua página de FAQ pode se tornar um ativo real para o seu negócio. Além de fornecer perguntas curtas para respostas, você também tem a oportunidade de vincular respostas mais detalhadas. Sua página de perguntas frequentes pode se tornar um recurso ou biblioteca indexada, com links para blogs ou páginas de conteúdo para obter mais detalhes sobre um tópico. Esta ligação interna pode ajudar com SEO. Isso também significa que você criou um balcão único para o seu negócio – um diretório das principais perguntas e respostas que podem ajudar os clientes, novos funcionários, fornecedores e investidores a aprender mais sobre o seu negócio.
8. As perguntas frequentes permitem que você aborde os pontos negativos
Nenhum negócio é isento de problemas. Em vez de evitar mencionar quaisquer problemas, sua página de perguntas frequentes pode ajudá-lo a transformar percepções negativas em resultados mais favoráveis. Se seus clientes estiverem preocupados com a devolução de produtos ou com a sustentabilidade de sua embalagem, você pode usar as perguntas frequentes para explicar o que está fazendo a respeito de um problema e como está se esforçando para melhorar. Os clientes apreciam essa honestidade e franqueza.
Por que seu site precisa de uma página FAQ – Conclusão
O que tudo isso significa? Mais conversões!!
Combinados, todos esses benefícios podem ter um impacto significativo em seus negócios e levar a mais conversões.
Se você se inspirou para criar uma página de perguntas frequentes para o seu site, deixe seu comentário para nós!